Tô aprendendo a me virar

12.7.14

Viver — não é? — é muito perigoso. Porque ainda não se sabe. Porque aprender-a-viver é que é o viver mesmo.Guimarães Rosa


Pode até parecer besteira, mas ultimamente tenho aprendido tantas coisas com a vida, a maioria delas coisas banais e que nos tentam convencer desde cedo que é errado ou que  irá nos machucar, mas no fundo nunca aprendemos antes de nos machucar, de apanhar, de descobrir coisas onde jamais eramos capazes de enxergar.
A vida tá me ensinando de pouquinho, com pequenas migalhas, com pequenos gestos, com pequenas palavras como ela tá acostumada a andar e eu, tô aprendendo entre trancos e barrancos, no meio de sorrisos e lágrimas como funcionam as regras. Quando eu tinha lá meus 15 anos achava que ser adulta era a melhor descoberta que eu podia fazer, hoje vejo como me decepcionei em acreditar nessa história. Hoje a vida tá me fazendo grosseira, tá me fazendo desacreditar de coisas que faziam parte das minhas fantasias de garota.
Conforme o tempo vai se arrastando eu tô acordando para o mundo e vendo como tem ser humano sujo nesse lugar, ser humano que se vende por tão pouco, que vende seus valores por mais mínimos que sejam por dinheiro, por status ou poder. Hoje eu vejo que frieza nem sempre é sinônimo de amargura, ás vezes é apenas aversão ou modo de defesa para a maldade de algumas pessoas. Hoje percebo o quão enganada eu estava sobre amigos, amores e sonhos. Não é que eu tenha deixado de acreditar nessas coisas, apenas penso de um modo diferente, de um angulo mais amplo sabe?
Há uns dois anos atrás eu era tão menina, na busca implacável de ser mulher e viver a vida de gente grande. Hoje percebo como minha percepção de vida mudou, minha filosofia e até alguns de meus valores. Nesse exato momento, eu sou capaz de esperar tanta coisa da vida, tantos caminhos inesperados, as vezes bom e na grande parte ruim (porque criar expectativas demais também foi algo que aprendi não ser tão bom assim), hoje tenho mais ciência das coisas, das pessoas e do que elas são capazes de fazer.
Com o decorrer desse tempo, me olho no espelho e vejo que o tempo é sim capaz de mudar, ele é capaz até mesmo de mudar a nossa forma de nos enxergar.

Comente com o Facebook:

2 comentários :

  1. Texto perfeito Si, Realmente muitas pessoa vendem seus valores por coisas tão baixas e que não as levarão a nada e sim ao desprezo.
    Muita coisa mudou para mim também, claro que ainda esta sendo o começo para mim, e espero que seja o começo de coisas boas.

    Assim como eu desejo que coisas boas entrem na sua vida, e que estes tipos de pessoas que estão te interferindo em algo saiam de seu caminho logo.

    Beijos
    www.aomeuredorblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei o texto. E me sinto na mesma posição que você, chega uma hora na vida em que os valores falam mais alto, e acho que é isso que nos define bom ou mal.

    ResponderExcluir

Você não precisa de um blog para comentar <3
Pode comentar a vontade, dar sugestões bater um papo comigo e fazer criticas desde que essas acrescentem alguma coisa. Sinta-se em casa, só não vale ser grosseiro tá?