O que você precisa saber sobre a faculdade

29.8.14


A escolha do curso
Essa é a parte mais difícil e a mais crucial. A escolha do curso deve estar ligado e relacionada á coisas que te satisfazem, você deve pesquisar e analisar além da grade curricular as oportunidades de retorno que este curso lhe proporcionará, sei que é difícil e bem confuso ainda mais para quem ainda esta no colégio e digo que esta é a melhor hora para decidir o curso que vai fazer já que o ideal é sair do colégio e já iniciar a faculdade, mas isso não significa que você não possa começar depois (como foi o meu caso), digo que o ideal é já sair do colégio e iniciar a faculdade porque muitas faculdade demoram cerca de 4 anos e quanto mais tempo você demorar para decidir, mais tempo você vai demorar para começar e nessa hora bate muito arrependimento, no meu caso minha faculdade tem duração de 2 anos e se eu já tivesse começado assim que acabei o ensino médio estaria terminando esse ano. Então vale a pena pesquisar desde cedo e ver as possibilidades que você tem para entrar na faculdade (financiamento, bolsa, enem, se vai pagar, poupança e etc) não deixe para a ultima hora.

Você vai odiar algumas disciplinas
Sim, você vai odiar algumas matérias mesmo escolhendo um curso que lhe agrade, você vai amar umas 2 e odiar as outras, mas isso é normal tem coisas que não são tão agradáveis de aprender e mesmo assim são necessárias, veja o caso da matemática sei que poucas pessoas curtem contas mas vá por mim lá na frente independente da profissão que você escolher a matemática vai lhe atormentar de vez em quando. Então o legal é tentar fazer essas matérias mais chatas se tornaram legais. Se for o caso da matéria nunca ficar clara para você, conversar com amigos e pesquisar no google é uma boa opção.

Estabelecer uma rotina
O medo de muitas pessoas é a quantidade de trabalhos e seminários que a faculdade impõe e vou ser sincera é tudo verdade mas nada como uma rotina bem elaborada para poder ficar relax, o ideal é fazer um esquema de estudo e separar pelo menos uma horinha do seu dia para estudar e pesquisar um pouco sobre a disciplina, mesmo que não tenha nenhum trabalho previsto ou nenhuma dúvida, o legal é você saber dos assuntos antes mesmo do professor falar, fica mais fácil e a aula parece muito mais interessante porque você sente que sabe de coisas e que as vezes pode até exemplificar e ajudar.

Se atentar nas faltas
Geralmente as faculdades tem um programa de faltas onde os alunos não podem exceder um valor 'x', não sei ao certo como funciona as outras instituições mas acredito que sejam similares, no caso da minha faculdade não podemos exceder 25% de ausências por semestre e atestados médicos só servem como justificava se forem maiores que 15 dias, ou seja, mesmo tendo diversos barzinhos e distrações que façam a gente querer faltar, devemos pensar muito bem na nossa falta.

Você vai pensar em desistir
Essa ideia vai passar demais na sua cabeça e mesmo que talvez você não pense podem existir 'n' motivos que podem atrapalhar sua conclusão de curso, então já esteja preparado porque a vida pode te surpreender e pode ser muito possível que você não se forme junto com seu colegas. Sem falar na possibilidade de você não aguentar a pressão dos estudos e as vezes do trabalho e pensar muito bem em desistir. Uma dica nessas horas é pensar nos anos que você estudou e seu futuro pela frente, vale muito a pena passar por tudo. Acredite.

Acho que por enquanto é isso que tenho para compartilhar, espero que tenha sido útil.

Comente com o Facebook:

8 comentários :

  1. É bem assim mesmo simone, a parte de escolha do curso eu não sofri nadinha pois sempre soube o que eu queria, mas de resto foi bem assim, e a vontade de desistir veio bem cedo, no começinho do primeiro semestre, pensei que não iria aguentar!! mas tudo passou e deu tudo certo hheheeh
    Ótimo post, teu blog ta DEMAIS!!!
    beijos,
    tinha-que-acontecer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei bem Estela, já tô aqui me segurando porque a vontade vai e volta. Obrigada.
      Beijão

      Excluir
  2. Olá Simone!
    Me identifiquei muuito com esse texto, passei por todas essas fases hahaha
    Odeio algumas matérias e por conta delas, às vezes fico no limite do limite das faltas (acho que todo universitário sabe bem o que é isso :P). Mas no fim sempre vale à pena, quando escolhemos a profissão que amamos.

    Beijos
    Colecionando Primaveras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sempre vale a pena quando fazemos algo que gostamos, mas é inevitável matérias chatas e que não nos prende. Beijão Ellem

      Excluir
  3. Quando entrei na faculdade achei que as coisas íam ser um pouco parecidas com os filmes, mas pra mim funcionou diferente. As vezes da vontade de jogar tudo pro alto. Mas aí eu lembro que não tenho dinheiro... kkk. Um dos meus problemas é não dvdir meu tempo de estudo, tem vezes que fico atolada de trabalho e provas, só falto ficar louca.
    Amei o post.

    Beijos
    Tacila Porto
    Carinho das Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que pensar em um futuro melhor e em condições financeiras favoráveis é realmente o que nos motiva a continuar, as vezes até mais que o próprio amor pelo curso e profissão em si.

      Excluir
  4. Quando eu fiz faculdade, eu era muito caxias! Formei-me com um cr acima de 9, sempre com mt responsabilidade. Acho que essa é a palavra chave pra quem quer se sair bem na faculdade: responsabilidade! :)
    Bjus e carinhos, fica com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Si super concordo com vc. Beijocas <3

      Excluir

Você não precisa de um blog para comentar <3
Pode comentar a vontade, dar sugestões bater um papo comigo e fazer criticas desde que essas acrescentem alguma coisa. Sinta-se em casa, só não vale ser grosseiro tá?