Resenha: Se Eu Ficar - Gayle Forman.

24.10.14

Se Eu Ficar já tinha sido publicado primeiramente pela Editora Rocco em 2009, mas foi re-lançado nesse ano (2014) pela editora Novo Conceito. O livro foi escrito pela autora Gayle Forman e já possui continuação, lançada recentemente, pela mesma editora - Para Onde Ela Foi,

AUTORA: GAYLE FORMAN.
EDITORA: NOVO CONCEITO.
ANO: 2014 / PÁGINAS: 224.
SÉRIE: IF I STAY - LIVRO 01.
Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.


Mia é uma garota simples que vem de uma família que é apaixonada por música. Mas diferente da família que adora rock - o pai dela até foi integrante de uma banda -, Mia se apaixonou pela música clássica, mais especificamente, de tocar violoncelo.
Em uma manhã de fevereiro, Mia, seus pais e o irmão mais novo, Teddy, vão dar um passeio de carro. É quando tudo muda! 
Há um acidente. Um caminhão choca-se com o carro da família de Mia, fazendo um grande estrago. De repente, Mia se vê assistindo à tudo ao seu redor sem estar, de fato, no seu corpo. Ela acompanha seu corpo, machucado e ferido ao hospital, e lá tenta entender o que está acontecendo e como todos, sua família e amigos, reagem às consequências do drástico acidente.
"Você jamais esperaria que o rádio continuasse funcionando depois do que aconteceu. Mas ele continuou."
É aí que Mia tem que decidir, se ela deseja ficar com sua família, amigos e Adam; lutar pela vida e enfrentar todas as consequências do acidente. Ou, se ela deseja seguir em frente, desistir, partir...
"É ela quem controla o show. Talvez, ela só esteja esperando a hora certa."

Eu não gostei muito da escrita da autora. Sinto que faltou mais personalidade aos personagens e, sinto ainda mais em dizer que nenhum deles me cativou. Nem mesmo Adam.
A autora tinha em mãos uma história ótima, provavelmente perfeita, mas ao meu ver, ela não soube desenvolvê-la. Ficou muito vago e nas últimas 30 páginas tudo começou a ir depressa demais, até que terminou. Bum! Assim do nada.
Mais um ponto que achei muito interessante e que contei como fator positivo para com a história, foi como Gayle dividiu a história entre o presente (os momentos de Mia no hospital) e os flashbacks (lembranças de certos momentos da vida de Mia).
O romance de Mia com Adam também não me trouxe grandes sentimentos. Houve momentos que me vi entediada com os dois. Mia é quase mimada e havia momentos que ela se tornava bastante chata. Mas tentava ficar lembrando a mim mesma, que aquela era uma personagem de dezesseis anos com seu primeiro namorado, o que ainda não me fazia gostar da personagem.

Esse foi o livro que li e que me deixou com os sentimento mais contraditórios do mundo. Eu não sei dizer se gostei ou não. Está sendo incrivelmente difícil decidir isso...


Então cheguei a conclusão que é sim, uma ótima história e há vários trechos que te fazem pensar mais sobre como a vida é frágil. Mas senti que faltou algo mais. Mais sentimentos. Mais paixão! Para mim, foi uma história legal e com tópicos bem interessantes. Mas ela não foi emocionante. Ao meu ver, foi isso que faltou: emoção.
Também fiquei um tanto decepcionada da forma repentina que o livro terminou, espero que a continuação responda as minhas perguntas-não-respondidas e que se esclareça alguns fatos. Logo que eu ler Para Onde Ela Foi, posto resenha aqui. Aguardem!

Nota pessoal:
★★★★★
 Espero que tenham gostado da resenha. Comentem aí o que acharam sobre o livro, gostaria de saber a opinião de você. Bjoos 
Redes Sociais: INSTAGRAM | SKOOB

Comente com o Facebook:

12 comentários :

  1. Eu não li o livro, e estou querendo muito te-lo. Assisti apenas o filme e me apaixonei. Pra mim, foi o melhor filme que assisti esse ano. A trilha sonora é perfeita *o*. Mas preciso desse livro. hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já eu, ainda não vi o filme. haha
      Tô com muita vontade de ver, pelo que ouvi dizer, foi uma ótima adaptação.
      *-*

      Excluir
  2. Eu só decidi que gostei do livro quando soube que teria continuação haha, o final ficou meio vago e se não tivesse continuação, eu ia pirar kkkkkk'
    Mas concordo com tua resenha, quase parei o livro na metade, mas do meio pro fim, a história começou a se desenrolar e eu continuei lendo.
    Espero que o segundo livro supere minhas expectativas :D

    Beijos
    Colecionando Primaveras
    Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, se não tivesse continuação, eu ficaria extremamente chateada. É de deixar qualquer leitor com o coração na mão, terminar um livro daquele jeito. '-'
      Também estou esperando que o próximo livro seja melhor. Vamos torcer por isso. o/

      Excluir
  3. Ainda não li esse livro, mas já muuuuitas resenhas do mesmo e ainda não tenho uma opinião formada, não sei se leio ou não.

    Beijooos! <3
    www.keithpappen.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Keith, não é ruim. Ele tem uma boa história e eu recomendo, mas só com uma condição: Só leia ele, se já estiver com o segundo livro em mãos. Pq não vai querer ficar com a frustração que eu fiquei ao terminar e não ter o outro.
      Beijooos, obg por comentar. *-*

      Excluir
  4. Ainda não li, mas pretendo. Só assistir o filme e adorei =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, tô doida para assistir. Quero ver se é tão bom quanto falam! :D

      Excluir
  5. Sabe, não é daqueles livros que está no topo da minha listinha. Mas tenho curiosidade, assim como todo livro, gosto de tirar minhas próprias conclusões. Porém sua resenha ficou bem bacana, gostei de saber mais dessa história, e por incrível que pareça foi a primeira vez que li resenha desse livro, as outras só vídeos.

    Beijão ♥
    http://garota-interior.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tenho isso Marina. Apesar de ler resenhas de algum livro que quero ler, eu meio que só confio na minha própria decisão...
      Sério? Eu acho que li uma sobre ela há um tempo atrás. Já vídeos não gosto de ver,prefiro ler a resenha. Enfim, espero que você leia logo o livro. Apesar de tudo, é um boa leitura.
      Bjss

      Excluir
  6. Eu terminei esse livro esses dias e tenho a mesma opinião que a sua. O romance de Adam e Mia foi o que menos me atraiu nesse livro. Pra mim não passou de um clichê adolescente daqueles que chamam a atenção de meninas apaixonadas. O ponto que mais me atraiu do livro todo foi o amor que Mia tinha por sua família, amiga e parentes; O amor que ela sentia por seu irmão me fez chorar. Acho que a continuação não irá me agradar muito. Até porque tentei ler o capitulo que vem nessa edição e não consegui. Talvez essa foi a forma que a autora achou de passar uma mensagem de amor sem ser cansativa e repetitiva, mesmo assim, concordo que ele acabou do nada (tive que ler o final tantas vezes, pra ver se caía minha ficha, e até agora não caiu).
    bjs bjs
    formula-amor.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pronto, você disse tudo Sofia. A minha curiosidade não foi pelo romance em si, mas sim pela "situação" incomum que há na história.
      Eu também não consegui, até comecei mais fique tipo: "O QUE DIABOS É ISSO? O QUE ACONTECEU?"
      Enfim, sinceramente, eu queria que o segundo livro fosse melhor. Agora é esperar para ver.
      Obg por comentar, flor. Bjão

      Excluir

Você não precisa de um blog para comentar <3
Pode comentar a vontade, dar sugestões bater um papo comigo e fazer criticas desde que essas acrescentem alguma coisa. Sinta-se em casa, só não vale ser grosseiro tá?