Resenha: Para Onde Ela Foi - Gayle Forman

19.1.15

Para Onde Ela Foi é a continuação do livro Se Eu Ficar (veja resenha aqui) da autora Gayle Forman e foi lançado pela Editora Novo Conceito em 2014.

AUTORA: GAYLE FORMAN.
EDITORA: NOVO CONCEITO.
ANO: 2014 / PÁGINAS: 219.
SÉRIE: IF I STAY - LIVRO 02.
Meu primeiro impulso não é agarrá-la nem beijá-la. Eu só quero tocar sua bochecha, ainda corada pela apresentação desta noite. Eu quero atravessar o espaço que nos separa, medido em passos não em milhas, não em continentes, não em anos , e acariciar seu rosto com um dedo calejado. Mas eu não posso tocá-la. Esse é um privilégio que me foi tirado. Com a mesma força dramática de Se Eu Ficar, agora pela voz de Adam, Para Onde Ela Foi expõe o desalento da perda, a promessa da esperança e a chama do amor que renasce.

Três anos depois dos acontecimentos de Se Eu Ficar, tudo está diferente. Adam Wilde é agora um astro do rock conhecido no mundo todo, tem uma namorada linda e famosa e, pode fazer aquilo que ele mais ama na vida, - ou amava...
Apesar de todas as mudanças e novidades que vieram na vida de Adam, ele não parece mais ser o mesmo. As coisas não estão tão bem quanto deveriam estar, parece que sempre acaba faltando algo. Para um astro do rock, que todos acham que é encrenqueiro e namorador, Adam nunca diz o que está pensando e acaba sempre fazendo o que as pessoas lhe dizem para fazer, de certo modo. Até com a banda, as coisas não parecem perfeitas.
A verdade é que Adam Wilde nunca esqueceu Mia Hall, a garota por qual ele foi apaixonado na escola, que depois de acordar do coma e se recuperar fisicamente, foi estudar na Juilliard e o abandonou sem dar qualquer satisfação. Então o que mais um músico poderia fazer para lidar com esse tipo de mágoa? Adam põe pra fora toda sua raiva e insatisfação com Mia nas músicas que escreve, e daí que se da o grande sucesso da banda.
"Sinto como se uma hora tivesse passado enquanto fico lá na frente de Mia Hall, tão sem palavras como um recém-nascido."
Quando Adam se vê sozinho em Nova York, antes de começar uma turnê com a banda, acaba se reencontrando com Mia. Os dois só tem apenas uma noite antes de estarem viajando para fazerem suas obrigações, Mia tem um show no Japão e Adam tem que gravar um vídeo clipe com a banda em Londres. Então durante algumas horas que ainda tem para passarem juntos, vão tentar descobrir qual o melhor futuro para eles. Deixar para trás tudo que aconteceu ou dar uma nova chance a esse amor?


Na resenha do livro anterior, eu confessei minha insatisfação com os personagens de Gayle, mas talvez eu tenha me precipitado um pouco, talvez. Porque, por mais que eu dissesse que Adam não me cativou nem um pouco, eu me vi completamente encantada com ele nessa continuação.
Adam é, - por falta de palavra melhor - uma pessoa comum; que pensa em uma coisa e acaba dizendo outra, que quando está com raiva desconta nos outros e por vezes não liga para o que dizem sobre ele. Mas ele também entende as pessoas, se sente mal por desapontá-las e sabe quando é hora de se desculpar.
"Meu corpo todo está tremendo. Estou surtando. Um dia pode ter apenas vinte e quatro horas, mas as vezes passar por um parece tão impossível quanto escalar o Everest."
Ah, sabe, a palavra para descrever melhor Adam é... intenso. Ele sente e demonstra tudo o que vem em determinados momentos. E foi assim, queridos leitores, que me apaixonei por Adam Wilde. Ok, não levem essa parte à sério, hehe.
E com Mia aconteceu o mesmo, a personagem me pareceu um pouco mais extrovertida e agindo como uma pessoa deveria (?) agir com todo o trauma que passou. Tenho que parabenizar Gayle nesse quesito, os personagens tiverem um amadurecimento visível com relação à Se Eu Ficar.


Gayle usou novamente o estilo de escrita de Se Eu Ficar, trabalhando com flashbacks e com os momentos atuais. Além de que, alguns capítulos se iniciam com trechos das músicas escritas por Adam.
Com os flashbacks temos uma ideia de como foi a recuperação de Mia, como estava o relacionamento dos dois e como ela agiu depois de toda essa tragédia. Também sabemos um pouco mais sobre Adam, como ele ganhou a primeira guitarra, como entrou para a banda e o que fez depois que Mia o abandonou.


Depois do final decepcionante que tive com Se Eu Ficar, Para Onde Ela Foi, respondeu de fato minhas expectativas, talvez até as superando. Respondeu todas as minhas perguntas-não-respondidas e enfim entendi o amor que um sente pelo outro. Me vi até torcendo para que os dois ficassem juntos novamente.
Talvez tenha sido pelo amadurecimento dos personagens, ou talvez tenha sido pela curiosidade de como seria o ponto de vista de Adam depois de três anos. Mas, diferente do seu antecessor, Para Onde Ela Foi me prendeu do começo ao fim. Devorei a metade do livro em apenas 3 horas e, quando terminei fiquei com aquela sensação de perda, mas também de contentamento com o final que a autora deu a história de Mia e Adam.
"Você não entende? A música é o vazio. E você é o motivo."
Então para aqueles que não gostaram de Se Eu Ficar, deem uma chance à esse livro, garanto que não vão se decepcionar. E para aqueles que amaram, bom, é meio que obrigatório ler, não é? Afinal e apesar de tudo, é uma história maravilhosa!


Nota pessoal:
★★★★★

Então, alguém aí já leu os dois livros? Qual vocês preferem? Eu, particularmente, achei Para Onde Ela Foi surpreendentemente melhor. Alguém concorda comigo? 
Espero que tenham gostado, bjs. =)
Redes Sociais: INSTAGRAM | SKOOB

Comente com o Facebook:

16 comentários :

  1. A capa desse livro é muuuito linda.
    Nunca me interessei muito por esse livro, nem pelo primeiro (que agora já tenho spoilers, hahaha), mas adorei sua resenha, quem sabe não dou uma chance a ele?
    Beijos,
    cabanadosanjos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também acho, flor.
      Sinto muito pelo spoiler, mas como se trata da continuação não podia deixar de falar cum pouco do primeiro. hehe >_< Bom, se você gosta de romance, eu acho que você deveria dar uma chance.
      Beijos!

      Excluir
  2. *--* eu amei o filme 'se eu ficar' e fiquei com muita raiva pois o final acaba do nada rsrs
    Quero muito ler esse!

    www.chadecalmila.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fiquei bastante chateada com o final de Se Eu Ficar. Para Onde Ela Foi é maravilhoso, acho que você vai gostar ainda mais. =)

      Excluir
  3. Eu já li os dois e já fiz resenha também.
    Mas também gostei mais desse.

    www.boutiquedecliches.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, vou da uma olhada na sua resenha depois. Esse, definitivamente, foi melhor.
      Obrigada por comentar, flor!

      Excluir
  4. Ótima, resenha! Eu ainda não li Se Eu Ficar, mas estou louca pra ler, se eu gostar pretendo ler esse que você acabou de indicar.

    Beijos, Ana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sendy (adorei seu nome!), Só leia Se Eu Ficar se tiver com a continuação em mãos, ou você vai ficar extremamente frustada. >_< Sério! Mas acho que você vai gostar, pelo menos o segundo, eu adorei. hehe
      Beijos, flor. Obrigada por comentar!

      Excluir
  5. Eu li SE EU FICAR, mas não curti muito não :/ daí nem me interessei em ler esse :( quem sabe um dia :)

    Bjus, ah ganhou mais uma leitora !

    http://nattypoupee.blogspot.com
    http://nattwonderland.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natty, eu também não curti muito Se Eu Ficar, e quase não dei uma chance para o segundo livro. Mas eu digo: vale a pena! Quem sabe quando você se interessar por ele, você concorde comigo, hein?! =)
      Own, fico feliz por isso. Você é muito bem vinda! Bjs.

      Excluir
  6. Comprei os dois livros para ler de uma só vez, mas ainda não tive oportunidade. Já vi muitas pessoas falando que Se eu ficar é chato, e nunca vi opinião negativa em relação a Para onde ela foi.
    Não estou criando muitas expectativas e vou ler assim que puder. Espero gostar da leitura.
    Abraços Mika,
    Pensamentos Viajantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mika, Se Eu Ficar, como já disse antes não foi o melhor para mim. É bastante difícil começar um leitura que já tem até continuação, tendo algumas opiniões negativas sobre ela. Mas, agora, vejo Se Eu Ficar, mais uma "apresentação" dos personagens, para só então, em Para Onde Ela Foi ter a história de verdade, sabe? Espero, também, que quando você tiver a oportunidade de ler, valha a pena.
      PS.: Adoro ver você sempre por aqui e sempre ter uma boa opinião sobre os mais diversos assuntos. <3
      Beeeijos!

      Excluir
  7. Eu ainda não li esse livro ainda porque já li criticas negativas e fiquei meio desanimada, mas a sua resenha me deixou com vontade de ler, então vou dar uma chance. Adorei o seu blog e já estou seguindo.
    escritasdeverao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agnes, fico feliz que minha resenha tenha te dado essa motivação, haha. Bom, as opiniões são as mais diversas, mas acho que você pode ter certeza de algo quando tiver sua própria opinião. ;D
      Espero que aproveite a leitura, assim como aproveitei!

      Excluir
  8. Você é a primeira pessoa que eu ouço dizendo que o segundo livro é o melhor! Acho que vou ter que ler pra descobrir, agora. rs

    Eu, Garota Anônima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Mas eu, definitivamente, achei isso.
      Isso mesmo, não tire conclusões precipitadas, vá pela sua própria opinião. Quando ler, me conta o que achou, ta? Beijos =)

      Excluir

Você não precisa de um blog para comentar <3
Pode comentar a vontade, dar sugestões bater um papo comigo e fazer criticas desde que essas acrescentem alguma coisa. Sinta-se em casa, só não vale ser grosseiro tá?