Sobre criatividade

9.3.15
Tô passando por uma onda intensa de bloqueio criativo, talvez seja porque nesses últimos dias tenha me dedicado muito ao desenvolvimento de designs para layouts e isso tenha me consumido até o fim. Confesso que andei bem triste por isso, porque eu sinto muita falta de blogar mas com a saturação de assuntos na blogosfera tenho andado bastante exigente e rigorosa em questão de conteúdo e esse é o motivo de poucos posts e do meu sumiço das redes sociais. Para ver se mando esse bloqueio ir embora vou compartilhar com vocês coisas cruciais para se fazer e saber nesses momentos de falta de criatividade.

Busque referência
Uma das coisas que mais fiz durante esses dias foi buscar referência, seja em outros blogs, sites e até mesmo redes sociais como Pinterest e We heart it, não ajudou 100% mas senti melhora, porque ver imagens e ler coisas que achamos interessante é uma boa maneira de fazer o cérebro criar algo seu sem forçá-lo a isso, mas calma porque essas referências podem não funcionar bem contigo ou podem não funcionar na hora. Esses bloqueios são assustadores, eu sei.

Escute muita música
Escute música e muita música para poder liberar esse bloqueio de um jeito menos doloroso, eu escutei muita música, eu estava muito tempo sem escutar nada *não me perguntem porque* e eu percebi que isso me ajudou muito, porém senti essa ponta de criatividade ser sugada por os designs dos tais layouts e isso me desanimou bastante, mas não desisti.

Anote tudo que achar importante
Ai que esta a chave de tudo, anote qualquer coisa que achar válida, pode ser uma frase, um tema ou um trecho de música, se isso lhe inspirou de alguma maneira é super bacana anotar isso para tentar fazer seu cérebro absorver de uma maneira mais tranquila, comigo as músicas funcionaram até a parte de precisar anotar porque eu sempre acabava esquecendo e passava batido.

Fuja da rotina
Sei que quando estamos com bloqueio a rotina parece ainda mais tediosa e que nem sempre é fácil quebrá-la assim porém tente inovar, fazer um caminho diferente para o trabalho ou para a escola, ouvir uma música nova, assistir um filme ou ler um livro de um gênero que não esta acostumado. A chave aqui é se permitir e tentar absorver o máximo que puder desse tipo de experiência.

Não force, de jeito nenhum
Sei que acima estão dicas ou conselhos para você tentar estimular sua criatividade mas perceba que em nenhum momento disse que você precisa forçar as coisas, tem horas que não vem e quando estamos fechados dessa maneira parece que tudo sai meio estranho ou inacabado então espere um tempo e tente sempre se permitir ao novo e as experiência diferentes do dia-a-dia, acredito que todo mundo na vida já passou por algo parecido mas vai por mim, uma hora passa. Sempre passa.

E você tem alguma dica para tentar mandar embora o bloqueio criativo? Me conta.
Fotos retiradas do www.pinterest.com/

Comente com o Facebook:

16 comentários :

  1. Oi Simone, gostei muito desse post, porque ultimamente ando assim também e quando tenho uma idéia, já postaram...
    Ótimas dicas, ouço muita música e visito blogs, fugir da rotina é bem interessante, preciso fazer isso.
    Uma coisa que não dava muita bola é esse Pinterest, agora estou atualizando o meu e vendo outros também!

    www.universopraticofeminino.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Sabrina, é horrível viver assim né? Eu tô muito saturada da blogosfera num geral, pq tá difícil achar conteúdo realmente bom. Eu tbm não dava bola nenhum pro pin. Qual o seu?

      Excluir
  2. Si, que post maravilhoso! Desde que voltei do Rio, tô com esse bendito bloqueio... Deve ser a adaptação com essa história de distância, né? Daí pra não criar um conteúdo qualquer, prefiro esperar e tentar me inspirar de algum modo. Espero que passe logo, tanto pra mim quanto pra você! AMEI as dicas e vão me ajudar muito. <3

    =*****
    www.omundodelua.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai menina entendo você. Deve ser mesmo né? Eu tava sentindo sua falta por aqui. Eu tava há quase um mês com isso e aos poucos tô conseguindo mandar embora. <3
      Beijos

      Excluir
  3. Também estava em um bloqueio... na verdade ainda não tenho 100% de certeza que sai dele hahaha mas acho que sim.
    Suas dicas são basicamente o que faço... não forço nada, busco inspirações (até do que não fazer), ouço bastante música... só sou pessima nisso de anotar. Sei que é mega importante, que ajuda e sempre digo que vou fazer isso e... blah, não faço. hahaha
    Mas acho que é isso: não forçar e ir fazendo coisas que gostamos, como ler, ouvir música e etc... aos poucos vai passando, né?

    Beijos
    A Mente Transborda
    Curta no Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sou péssima em anotar Jéssica, hahaha mas tô tentando quebrar esse hábito. Verdade acho que quando a gente se força ou é forçado parece que o que esta ruim fica ainda pior.
      Que esse bloqueio vá embora logo *-*
      Beijos

      Excluir
  4. Suas dicas estão TUDO haver comigo semana passada e agora. Lendo-as percebi que faz MUITO tempo que não escuto musica, nem leio livros diferentes e todos os dias faço as mesmas coisas e realmente estava achando TODOS os assuntos que venham a minha mente pro blog um saco! E ajudou, minha fase "falta de inspiração" está no processo final mas com certeza vou seguir suas dicas para produzir melhor e a parte do não se pressionar é o principal, com pressão próprio ou até dos outros é MUITO pior!!
    Beijos amei o post e as dicas, era disso que estava precisando -juro-.

    http://mundodejully.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que isso faz com que as ideias parem de fluir e nossa em relação a rotina parece que acaba com qualquer chance criativa. Ai que bom que esta no final, quando a gente sente isso dá até um conforto né?
      Beijão

      Excluir
  5. Sempre tenho essas fases de bloqueio, e a real é que isso é ruim, decepcionante, angustiante né Si?! Eu acabo sempre fazendo isso mesmo que você disse ali em cima para voltar a pensar criativamente, o pinterest nessa hora é meu melhor amigo!
    Um beijo
    Aline Zambon

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, o pinterest me ajuda muito e eu nem dava muita atenção pro bichinho antes :/
      Beijos

      Excluir
  6. Ai nem me fale Simone! Até fiz um post lá no meu blog sobre a falta de ânimo que tenho sentido também. No meu caso nem chega a ser bloqueio, porque tenho várias ideias de post. Mas ando meio sem vontade de escrever... Vamos torcer para uma hora isso passar né?! Bjs!

    www.balaiodadany.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura? Vou lá olhar. Ain menina, sério? Eu super entendo isso mas também acredito que seja coisa de fase. Que passe logo <3

      Excluir
  7. Baa, eu ando num momento estranho também, tenho milhões de ideias, várias coisas em andamento mas nada avança, estou meio travado rs Mas suas dicas são ótimos, devo dizer que ouvir música e buscar referências são triviais! rs

    É isso, vai passar!
    xoxoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, parece que a cabecinha está a mil em relação a ideias mas que se torna quase impossível colocá-las em prática o que é ainda pior que falta de criatividade. Referências são sempre fundamentais.
      Beijos

      Excluir
  8. Esse texto é perfeito, Simone! Simplesmente.
    Sentir bloqueio é realmente desesperador e a gente tem mesmo que buscar nossa inspiração em algum lugar, porque ficar parado esperando que ela volte só fará com que ela fique ainda mais distante.
    Acho que além de tudo isso, a gente tem que procurar focar em coisas que a gente goste e observar mais as coisas ao nosso redor.
    Beijo, amiga ♥

    ResponderExcluir
  9. Amei todas as dicas. É horrível quando temos esse bloqueio.
    Penso igual a você, hoje vejo tantos assuntos iguais nos blogs que quando vou postar algo procuro sempre fazer algo diferente, mesmo que isso me custe 4,5 dias sem postar. Sempre achei mais importante a qualidade do que a quantidade.
    Beijocas linda <3
    www.justmaay.com

    ResponderExcluir

Você não precisa de um blog para comentar <3
Pode comentar a vontade, dar sugestões bater um papo comigo e fazer criticas desde que essas acrescentem alguma coisa. Sinta-se em casa, só não vale ser grosseiro tá?