Dicas de fotografias com cameras compactas

19.4.15
artimagesfrom
Eu sempre fui apaixonada por fotografia, desde muito nova enchi o saco da minha mãe pela minha primeira câmera, isso é porque quando meu amor começou as câmeras ainda eram analógicas e como não dava pra saber se a foto iria ficar boa os adultos jamais davam essas câmeras nas mãos das crianças, com o tempo essa câmera foi esquecida e conquistada por mim, logo o mundo se modernizou e vieram as câmeras digitais e como era de se esperar infernizei a vida do pessoal aqui de casa porque queria uma hahahaha. Hoje em dia não é diferente tô ansiosíssima para comprar minha nova baby e sair fotografando por ai. Enfim, aqui vão as minhas dicas, dicas de uma pessoa que não entende muito de fotografia técnica mas que aprendeu que alguns desses tópicos podem fazer a diferença e que uma câmera compacta pode sim suprir suas necessidades se você souber manusear.


Tente vários ângulos
Com o tempo percebi que os ângulos são a alma da foto, porque muitas vezes ele pode salvar ou matar sua foto de vez, tentar vários ângulos diferentes e olhar algumas referências de como explorar isso é muito válido. Não tenha medo se jogue no chão, suba em alguma coisa, o que vale é a criatividade e a prática,. Acredite, a escolha do ângulo certo é o primeiro passo para uma boa fotografia.
eliza-jasmin
Explore o máximo das funções
Não adianta nada querer aprender sobre fotografia e só utilizar o modo automático, geralmente as câmeras mesmo compactas tem várias funções que podem interferir tanto positivamente quanto negativamente e explorar essas funções para cada situação é a melhor maneira de captar o melhor que sua câmera pode lhe oferecer. Seja curioso!

Aproveite a luz do dia, evite o flash
Flash's embutidos geralmente são uma droga porque na maioria dos casos detonam a foto, nesse caso tente usar o mínimo possível, porque em alguns casos realmente ele será necessário e ai é que entram os outros tópicos para saber aproveitar melhor a qualidade da foto. Abuse de luz natural, não existe nada melhor em fotografia que a própria luz do sol e em alguns casos até luminárias com a luz forte mas nessa hipótese vale se atentar se esse tipo de iluminação não afetará o resultado final de suas fotografias.

Brinque com o zoom
A maioria das câmeras compactas atuais tem o modo macro, que consegue te disponibilizar um desfoque razoável do fundo, quando você utiliza o zoom em grande escala esse desfoque consegue ainda ser maior e mais bonito, porém na maioria dos casos você precisa ter um espaço grande, um campo aberto para poder se distanciar do seu foco e fazer esse jogo com o zoom, diferente das câmeras semi e profissionais que esse desfoque é "automático"...
f-iraq.com
Use o modo manual
Eu sempre morri de medo desse tal modo manual, porque achava que seria incapaz de configurá-lo, porém em muitos momentos o modo manual (no caso das câmeras mais recentes que vem com ele) não será a melhor maneira de fotografar algo com mais propriedade, então cabe ao fotografo ter um olhar critico e como disse acima testar e não ter medo de arriscar nas funções, porque tem muita foto que o automático faz melhor mesmo, então é tudo questão de ser curioso e tentar até se satisfazer com a imagem.

Explore das edições
Edição pode salvar ou matar suas fotos também, porém na maioria dos casos uma boa edição se destaca demais. Existe a velha frase "Que uma fotografia boa, sai boa da câmera, sem edições" e sim é verdade, porém muitas vezes as fotografias deixam a desejar e é necessário recorrer a edições. Sutis claro, mas que fazem a diferença, talvez na iluminação, ou em algum objeto indesejado.



E vocês, tem alguma dica que utilizam na hora de fotografar que acham que sempre funciona?

Comente com o Facebook:

7 comentários :

  1. Olá Simone! excelente dicas, tenho a minha câmera compacta da Canon, simples e é assim: fotografo em vários ângulos, tento não usar muito o zoom e photoshop, quando isso acontece, somente para fotos escuras ou dependendo do ambiente que me "obriga" a usar o zoom.
    Curto muito os efeitos, principalmente o macro que me agrada muito nas fotos.
    Estou aprendendo ainda e suas dicas são muito úteis!

    www.faseseestacoes.com.br

    ResponderExcluir
  2. Acho que uma dica muito legal é você criar projetos. Tipo "beleza oculta", sei lá, e tirar fotos que te lembrem essa beleza. Ex: Uma pessoa na praça pensando na vida, um lugar que muitas pessoas não observam mas que é lindo! Etc... Acho legal pra ir explorando a sua criatividade. E melhor ainda é o fato de a foto ter uma história pra contar e não só uma foto bem tirada =)
    http://laemjupiter.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Ei Simone! Adorei as dicas, são muito boas mesmo. Tenho ótimos resultados com câmeras compactas e muitas pessoas perguntam se são profissionais! haha Beijão

    Coisa da Lud

    ResponderExcluir
  4. Amei as dicas! Também gosto de fotografias mais não sou nenhum pouco boa nisso.
    Sempre busco dicas para estar melhorando, pq afinal não são todos que podem ter uma câmera profissional e um cursinho né.!!

    www.contatudomulher.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas!
    Tem certas ocasiões que não dá pra levar a câmera semi-profissional, pelo tamanho e etc.
    Tenho que apelar para a compacta mesmo e às vezes dá até um certo preconceito por ela não ser tão boa hahahaha
    Mas vou prestar mais atenção nas funções dela.

    ResponderExcluir
  6. Flash é em último caso né? Acaba com as fotos. Quanto ao ângulo, disse tudo: ele pode fazer sua foto ficar incrível, mas também pode matar a fotografia.
    Beijos
    Dani Villela

    ResponderExcluir
  7. Ótimas dicas irei usar com certeza, preciso praticar e muitoooo

    ResponderExcluir

Você não precisa de um blog para comentar <3
Pode comentar a vontade, dar sugestões bater um papo comigo e fazer criticas desde que essas acrescentem alguma coisa. Sinta-se em casa, só não vale ser grosseiro tá?