Como organizar o seu instagram #1

21.6.16
Primeiro é importante falar que organizar não significa necessariamente manter um padrão e nunca poder postar coisas diferentes. Eu comecei a organizar minhas fotos há alguns meses e percebo que é até mais gostoso fotografar dessa forma, não que meu instagram seja nenhuma super referência mas eu mesma sinto que evolui e percebo isso através dos seguidores e comentários. Vou dividir esse post em etapas para não ficar muito extenso (já vai ficar, né?). O primeiro passo sem dúvidas é entender o seu estilo de organização.

Organização por tema

Você pode organizar seu instagram por tema, aqui é interessante se conhecer bem e entender em qual tema você vai ter uma facilidade maior para fotografar e que tenha a ver com quem você é, depois disso basta usar a criatividade. Eu gosto de acreditar que nem toda organização precisa ser linear e regrada, é possível estabelecer um tema e explora-lo bastante, abusando de cores e de edições diferentes. 
A Kézia tem um instagram literário mas é possível notar que mesmo as fotos mantendo um padrão fundo branco, o tema são os livros.
Mostrar mais

Organização por filtro

Ainda existe quem organiza por filtro, ou seja. Aplica em todas as fotos o mesmo filtro do aplicativo de edição, mantendo assim um padrão menos 'limitado' digamos assim, porque o que vai deixar o instagram harmônico é o filtro, mas acho importante ressaltar (já que esse é o método que menos gosto) que as fotos precisam ser bem tiradas, nenhum filtro nessa vida salva foto ruim, então as fotos precisam de uma qualidade bacana para o instagram fluir de forma mais legal e lembre-se que nem sempre você precisa usar o filtro da mesma forma para todas as fotos. Existem fotos que precisam de uma exposição mais alta e outras de uma mais baixa, por exemplo, então é importante se atentar nisso.

Organização por cor

A organização por cor é o tipo mais evidente e um dos mais difíceis, eu diria. Quando comecei a me preocupar com isso, tentei seguir um padrão de cor e foi ai que comecei a me conhecer melhor, acabei descobrindo que estabelecer um padrão colorido não era pra mim, me sentia limitada e essa não é a intenção aqui, porque é um saco se limitar nessa vida, quem dirá em rede social. Algumas pessoas criam cartelas de cores para determinadas épocas do ano como tons quentes para o verão e tentam seguir as cores dentro dessa cartela, mantendo um instagram com fotos bem diversificadas mas bem organizado. Também tem que opte por usar as nove fotos (que é quando você começa a notar a diferença) de uma cartela e vai trocando a cada nove fotos. Ou utiliza a mesma cor em tudo (o que é bem mais difícil).
No instagram da Hannah é possível notar a organização por cores e por fileiras. Se vocês abrirem, vão ver que ela brincou com as cores e fez um degradê incrível ♥


Organização por fileira/linha

A organização por fileira tem sido bastante útil para quem não consegue seguir um determinado cronograma mas quer ter um feed arrumadinho, o método mais usado é o de postar uma sequencia de 3 fotos e completar uma linha, assim você cria uma harmônia e consegue mais de um jeito de fotografia, sendo uma ótima opção para quem fotografa coisas diferentes o tempo todo ou fica indecisa em qual deve postar quando tira muitas fotos bacanas.
A Tiê sempre posta uma sequência de fotos relacionadas na mesma fileira, não necessariamente do mesmo objeto ou tema mas formando uma linha harmônica.

Organização por fundo branco

Essa é a maneira que organizo (ou tento) o meu, eu prefiro manter a maioria das fotos brancas e mesclar com fotos coloridas, já que eu tenho muito mais facilidade com fotos brancas por conta do meu quarto ser todo dessa cor mas não gosto de deixar de postar as fotos coloridas que tiro na rua, por exemplo. Então sempre mantenho elas claras, que é legal reforçar que nem todas precisam ser branquinhas porque podem até irritar os olhos, mas manter uma mesma 'estética', porque dessa forma fica mais fácil acrescentar elementos 'coloridos' e até mesmo organizar melhor.


Organização por ordem

Algumas pessoas seguem ordem, tempos certos para postar cada foto, eu acho essa organização uma das mais elaboradas, porque você segue uma espécie de 'lista', entre look, objeto, paisagem e por ai vai. Mantendo essa ordem algumas pessoas conseguem encontrar um equilíbrio sem se privar tanto de explorar cores e filtros diferentes, porém, nesse caso é importante pensar bem na sequência para não deixar as fotos perderem o sentido no feed.
Você pode escolher a ordem que quiser, usei um exemplo bem comum entre algumas pessoas que utilizam essa forma de organização.

Eu vou tentar liberar na próxima semana o próximo post ajudando vocês ou esclarecendo outra coisa, quero que fique claro que a intenção é ajudar a fotografar melhor ou se sentir mais empolgado e não ditar regras ou excluir quem não quer ter/ não tem um feed organizado.

E bora fotografar de um jeito divertido, acima de tudo.
Você encontra mais sobre instagram aqui

E vocês gostaram? Organizam de alguma forma? Ficaram com vontade de organizar? Me conta ai.

Comente com o Facebook:

26 comentários :

  1. Eu amo o feed da Hannah e da Kezia <3
    Eu não consigo me organizar assim não, confesso..
    Me preocupo muito com a qualidade da foto, mas me jogo nas cores e nos contrastes. Amo fotos coloridas hahahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo o feed delas.
      Mas essas são só algumas formas de organização.
      Eu penso que só do instagram ter qualidade e ter um estilo de fotos ele já ta organizado.
      Eu também amo, tentei por um tempo investir nele com fotos mais saturadas mas não rolou :/

      Excluir
  2. Amo essas inspirações <3 E que feeds lindos! Adorei o post, e seu feed é lindo, esses dias mesmo eu tava lá dando umas olhadas hahaha. Eu não sou muito boa com padrões, e não tenho muitas fotos pra postar, então não quero ter que deixar de postar uma foto legal só porque não combina com o feed. Então adotei o do sempre o mesmo filtro, porém mudei recentemente de filtro hahaha. Eu usava um muito amarelado, e to tentando mudar pras cores mais frias. Porém uma coisa que sempre foi lei desde que criei esse instagram é sempre deixar as cores fortes, com bastante contraste, então acho que é a única coisa mesmo que acabou sendo de fato padronizada kkk. Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro essas inspirações também.
      AAAAH, muito obrigada.
      Mas não precisa deixar de postar, acho que o instagram ou qualquer outra rede social não deve te privar de postar nada pra entrar em padrão, eu não deixo de postar nada que eu quero.
      Beijos :*

      Excluir
  3. Menina adorei!! Super me inspirou, eu tô tão desanimada com o meu instagram :( estava procurando exatamente isso ♥
    O post ficou super organizado e me deu uma luz no fim do túnel.

    www.thesuburbanclub.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ebaaaa, seu instagram é tão lindo. Não desanime não mulher.
      Obrigada <3

      Excluir
  4. Ameii o post, amo ver inspirações pra melhorar minhas fotos, amo tirar fotos mas não seguia um padrão só meu cabelo kkkk q era ruivo ai meio q as fotos combinavam com tons quentes como to morena acabei percebendo q meu freed ficou estranho e optei em colocar o fundo claro, e ir intercalando com alguma foto colorida tipo vc :) eu tento né kkk mas vira um vicio quando vc aprende não tem como parar.. amo seu blog, vc é maravilhosa simone bjão

    /lennamaria.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que só por ter o cabelo numa cor mais forte ele acaba dando uma organizada meio que sem querer hahahaha;
      Vira um vício mesmo, quando você entende seu estilo fica muito mais fácil fotografar.

      Excluir
  5. Eu tento muito organizar meu insta, mas eu não consigo porque gosto de fundo branco, de efeito dark, de cores ai fica difícil, mas amei o post e as dicas.
    Hurricane Stars

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas dá pra tu mesclar tudo ou ir fazendo por etapas hahahah.
      Obrigada <3

      Excluir
  6. que post mais incrível! amo seu blo, amo seu feed! PS: Hannah destruidora de carreiras hahaha maravilhosa! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ka, obrigada mesmo.
      A Hannah é muito maravilhosa.

      Excluir
  7. Muito legal o post parabéns

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post!!!
    Sempre tento deixar o meu Feed clarinho, com fundo branco, mas não consigo, logo coloco uma foto bem colorida de paisagem que amo! rsrs

    Boutique de Clichês

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também coloco miga mas não acho que desorganize não.
      Acho que é só vc ir revezando com outras fotos claras as coloridas.

      Excluir
  9. Adorei o post, parabéns!
    Instagram é uma das redes que mais amo e uso *O*

    Blog - Meu Baú de Estrelas
    Fanpage
    Youtube

    ResponderExcluir
  10. Simone, amei o post. Eu não tinha pensado que teria várias maneiras de organizar o insta, eu tento deixar o meu com o mesmo estilo de "efeitos" na hr da edição.

    Eu amei seu blog, te acompanhava no tumblr há muito tempo atrás, vou sempre te visitar <3

    Beijos,

    - Blog Vitoria Martini

    - Instagram @vitoriamartini

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAAAAAAAAAAAH COMASSIM? Cê me acompanhava no tumblr?
      Miga, vem me dar um abraço agora.
      Sim, tem muitas formas, algumas que conheço ficaram de fora porque tentei trazer as mais visíveis.
      Beijão sua linda <3

      Excluir
  11. Muito boas as dicas de organização. Adorei o post!
    Beijinhos, te desejo muito sucesso!
    www.falaguriablog.com.br |  Canal Fala Guria! (Inscreva-se)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Jú,
      Sucesso pra gente <3

      Excluir
  12. Sério, amei muito esse post. Não fazia ideia que existiam tantas maneiras diferentes de arrumar o feed. Acho que minha favorita foi por cores, como o a Hannah, mas acho que deve dar um certo trabalho.
    O seu instagram também, com o fundo branco, é lindo. Dá um ar elegante, sabe?
    Eu não organizo o meu por uma maneira específica (porém esse post me deixou com vontade, viu?); só procuro deixar as cores em "harmonia".

    Beijos,
    Bi.

    - www.naogostodeunicornios.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, eu gosto muito do esquema de cores.
      Faça mulher, é tão viciante que a gente não quer parar mais ♥
      Beijão

      Excluir
  13. Caramba obrigada pela dica Simone! Eu acho que assim vou poder me organizar ainda melhor para postar minhas fotos.

    ResponderExcluir
  14. Nossa, nem saboa que tinha essas coisas hahahaha eu tiro foto com o que eu tô sentindo e tals =D

    ResponderExcluir

Você não precisa de um blog para comentar <3
Pode comentar a vontade, dar sugestões bater um papo comigo e fazer criticas desde que essas acrescentem alguma coisa. Sinta-se em casa, só não vale ser grosseiro tá?