6.6.18

Poltronas decorativas: descubra como usar esses itens para dar mais personalidade aos seus ambientes

Mais do que uma versão compacta dos sofás, as poltronas são excelentes opções para renovar a decoração e dar um toque de estilo ao espaço

Pare por alguns segundos e mentalize a sua sala dos sonhos. Terminou? Bom, se você for realmente um bom amante de decoração, sua ideia de sala perfeita deve ter um dos itens mais cobiçados e incríveis da arte de enfeitar ambientes: as poltronas decorativas.

Confortáveis, versáteis, coloridas e super aconchegantes, as poltronas são uma espécie de sofá unitário com muitos benefícios para o seu ambiente. Sabe quando você está cansado de olhar sempre para a mesma coisa e sente que está faltando um toque especial? Escolher entre as diversas opções de poltronas para sala pode ser uma excelente alternativa para redecorar com muito mais elegância os seus espaços. Separamos algumas informações que podem ajudar a escolher as melhores opções para você! 

O que eu preciso saber para escolher a poltrona decorativa perfeita? 
  • Leve-as para os outros espaços da casa: A primeira coisa a se falar sobre as poltronas decorativas é: deixe o preconceito de lado, abstraia da noção de que poltrona é um móvel pertencente exclusivamente à sala de estar. Justamente por serem confortáveis e cheias de estilo, esse móvel pode ser inserido em quase todos os cômodos da casa, desempenhando diferentes papéis em cada um deles. Uma boa dica é utilizá-las na área externa da casa para criar um ambiente de leitura e também para substituir sua cadeira da penteadeira, já que esses móveis são mais confortáveis e tendem a nos acomodar melhor em situações que exijam muito tempo sentado. 
  • Escolha o tamanho certo: Antes de pensar no estilo da poltrona decorativa para sala você precisa manter os pés no chão e pensar em cada detalhe para evitar compras impulsivas que não atendem às suas necessidades reais. No caso das poltronas, o tamanho é um dos pilares essenciais e precisa ser pensado com atenção, já que é ele que vai ajudar a colocá-la no espaço sem atrapalhar a circulação, além de harmonizá-la com os demais móveis do ambiente. 
  • As poltronas decorativas devem sempre ser posicionadas com cerca de 70cm para a circulação de cada um dos lados, assim as pessoas podem se sentar e se acomodar confortavelmente. Caso você não tenha tanto espaço, é melhor evitar os modelos giratórios e investir em uma versão fixa do móvel, colocando-a, por exemplo, próxima ao encontro de duas paredes. Além disso, esse tipo de móvel não precisa necessariamente seguir o estilo do ambiente, mas deve estar de acordo com o tamanho do restante da mobília, afinal, você não vai querer que pareça que faltou orçamento para comprar o restante dos móveis ou então que você possui uma mini poltrona. 
  • Entenda qual será a utilidade: Se você pensa que as poltronas devem ser utilizadas no ambiente só por serem bonitas, eu tenho algo a informar: você está errado. Muito além da beleza, cada um dos modelos de poltronas tem sua proposta, oferecendo diversas sensações para o usuário. As poltronas decorativas para sala de televisão devem ser reclináveis e confortáveis, já que precisam acomodar o morador durante as maratonas de filmes e séries, não é mesmo? Para a sala de leitura, por outro lado, os móveis devem prezar pela postura ao mesmo tempo que oferecem conforto para os amantes de leitura. Se você possui uma sala de estar ou um hall em casa, a melhor opção é escolher uma poltrona para sala pequena que seja bonita e se destaque ao máximo na decoração. 
  • Saiba o que as informações técnicas estão dizendo: sabe quando você abre um manual cheio de informações e não entende metade do que está sendo dito? Pois é, esse é o grande problema de boa parte das áreas comerciais: fornecer informações com uma linguagem técnica sem dizer com clareza o que aquilo significa. Essa dica é essencial não só para fazer compras do mercado de mobílias, mas para toda e qualquer compra. 
  • No caso das poltronas para sala, há termos como densidade que dizem respeito ao conforto e maciez do assento. Para escolher seu móvel, seja ele uma cadeira, sofá ou poltrona para quarto, a densidade indicada varia de 23 a 28g/cm³, valor que também pode ser representado como D-23, D-24 e assim por diante. 
  • Descubra qual o estilo do seu ambiente: se você pensa que as poltronas são um item moderno, talvez se espante ao saber que esses itens já estavam presentes na mobília das sociedades egípcias antes de Cristo, isso mesmo, há mais de 2.000 anos atrás. Assim, as poltronas participaram de todas as revoluções no mercado da decoração, sendo possível encontrá-las nos mais diferentes tipos, formas e estilos. Defina se o seu ambiente tem uma pegada mais retrô ou moderna. E descubra se você é mais adepto de um visual clássico ou futurista, se curte detalhes vintage mesclados às principais tendências e vá experimentando o que mais convida com você. Cada detalhe conta para decorar o ambiente, mas é importante que todos conversem entre si, desenvolvendo um sentimento de unidade no ambiente. 
  • Solte a imaginação na hora de experimentar cores e estampas: muita gente sabe exatamente como usar uma poltrona, tendo todas as noções de harmonia, dimensão e conforto, mas nem sempre isso é o suficiente. Não há nenhum manual de etiqueta na hora de escolher sua poltrona estampada ou colorida, e seu maior guia nesse momento é o bom senso. Se você tem um ambiente neutro, escolha uma peça totalmente colorida para ganhar destaque e arremate o ambiente com algumas almofadas combinantes sobre o sofá. Caso seja um amante de cores e já possua algumas no ambiente, escolha uma poltrona contrastante ou invista em um ambiente usando técnicas de tom sobre tom. Além disso, sempre é possível manter a neutralidade escolhendo um móvel com pés rústicos combinando com a madeira dos demais. 

 *Esse post foi patrocinado* 

Comente com o Facebook:

1 comentários :

  1. Amei a poltrona azul e a amarela.

    http://www.blogsecretplace.com/

    ResponderExcluir

Você não precisa de um blog para comentar <3
Pode comentar a vontade, dar sugestões bater um papo comigo e fazer criticas desde que essas acrescentem alguma coisa. Sinta-se em casa, só não vale ser grosseiro tá?